terça-feira, 7 de maio de 2013

CURSO BÁSICO DE HOMEOPATIA - NOTA PRÉVIA E PREFÁCIO



Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html



NOTA PRÉVIA
                                       
Em princípios do ano de 2005 publicámos a Homeopatia Essencial, que se pretendia constituir ainda que de modo sintético como um breve curso de homeopatia unicista – doutrina homeopática, matéria médica, relações entre os medicamentos e em anexo, questionário homeopático e método de repertorização.

Neste sítio, ainda que com múltiplas dificuldades de edição, iremos plasmar o seu conteúdo, não obstante tenhamos um contrato com o editor que foi violado de forma grosseira, nomeadamente não pagando um cêntimo dos direitos – deste e de outros três nossos livros – a reverter para os Homeopatas Sem Fronteiras–Portugal, não obstante tenha vendido todos os exemplares. Enfim, o espelho do nosso país e deste mundo…

Faça o download no nosso site pessoal da obra completa e isenta de erros de edição – pelos quais apresentamos desde já as nossas desculpas »







 PREFÁCIO - do livro Homeopatia Essencial

Há alguns anos atrás, paralelamente à minha profissão e animado de ampla curiosidade cultural, dediquei-me ao estudo das medicinas alternativas ou complementares.
A Homeopatia, com os seus princípios – análise global do ser humano e não-agressão medicamentosa – seduziu-me. Iniciei a minha formação numa Escola de tendência Pluralista, mas cedo me tornei adepto do Unicismo.
Com o decorrer do tempo fui coligindo apontamentos e acabei por me encontrar na posse de um conjunto de informações capaz de se constituir como um pequeno guia homeopático, que nunca pensei publicar.
Recentemente, formei com outros homeopatas, a Associação Portuguesa Homeopatas Sem Fronteiras, tendo ficado responsável pela área da formação. Preparei então, os apontamentos de que dispunha, contando com o precioso auxílio de meu filho Nuno Leonardo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e em Homeopatia, a fim de que, em forma de “sebenta”, pudessem vir a ser utilizados como manual sintético, mas completo, do Curso Básico de Homeopatia, que aí ministramos.
A Palola, médica angolana, minha companheira nos HSF, encetou contactos no sentido da sua publicação e se hoje é dado à estampa, a ela se deve – já que eu nunca o teria tentado.
Optámos por não incluir exemplos, para além de alguns meramente referenciais, quer de prescrição quer de repertorização – que são muitas vezes formulados para atingirem objectivos sem correspondência prática –, provocando o leitor ao estudo de casos que conheça, enfrentando reais dificuldades, que serão mais produtivas, que a verificação de similitudes evidentes, geradoras de falsas expectativas. No entanto, caso pretenda entrar em contacto imediato com a prática clínica, tem ao seu dispor os Clinical Cases do Professor James Tyler Kentveja »

Em momento inicial, para o estudo e prática da homeopatia aconselhamos que o estudante esteja munido, pelo menos, das seguintes obras:
- ORGANON – versão original ou a versão resumida;
- REPERTÓRIO PRÁTICO DE SINTOMAS GERAIS HOMEOPÁTICOS;
- REPERTÓRIO PRÁTICO DE SINTOMAS HOMEOPÁTICOS;
- NOVO REPERTÓRIO CLÍNICO HOMEOPÁTICO;
- A CURA PELA ISOPATIA;
- MATÉRIA MÉDICA DOS PRINCIPAIS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS I E II;
- WILLIAM BOERICKE – HOMEOPHATIC MATERIA MEDICA I E II.
Todas estas obras estão disponíveis para download em »

Acresce ainda a MATÉRIA MÉDICA DOS PRINCIPAIS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS disponível em »

Quando possível e preferencialmente – não devemos olvidar que o nosso livro tem a sua estrutura no que toca à repertorização fundamentada no Repertório de Ariovaldo Ribeiro Filho –, O Novo Repertório de Sintomas Homeopáticos, de Ariovaldo Ribeiro Filho, Robe Editorial, São Paulo, ou qualquer uma das versões digitais do mesmo, bem como de Clarke, A Dictionary of Practical Materia Medica, disponível on-line em www.homeoint.org .

Evidentemente, nada obsta, sendo de todo aconselhável, que o leitor recorra às restantes obras e artigos citados na bibliografia – por razões económicas poderá seleccionar aqueles que estão disponíveis on-line.

A homeopatia é uma terapia, dita alternativa ou complementar, que envolve uma economia de custos considerável relativamente aos custos da medicina alopática – chegando a custar cerca de vinte vezes menos – e tem uma eficácia, em regra sem nocividade, demonstrada por quase dois séculos de prática clínica e de recente investigação científica, o que torna aconselhável a sua utilização, muito especialmente junto dos mais desfavorecidos.
É assim, uma Medicina, uma Arte e uma Esperança.





José Maria Alves 


Sem comentários:

Enviar um comentário